segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gateway Arch (Arco Gateway)

Saint Louis foi fundada em 1764, por mercadores franceses. O nome da cidade foi escolhido como homenagem à Luis IX, rei francês que participou das Cruzadas e foi depois santificado. 


Saint Louis, a porta de entrada do oeste. Foi desta cidade, talvez mais do que de qualquer outra, que saíram centenas daquelas caravanas tão vistas em filmes westerns, enfrentando índios e tantas outras adversidades, para colonizar as distantes terras do oeste americano. E foi para simbolizar este portão de entrada do oeste que a cidade decidiu construir o que passaria a ser o seu principal símbolo: O Gateway Arch, um imenso arco de concreto e aço, com altura equivalente à um prédio de 65 andares. Ele dá as boas vindas à todos que chegam à Saint Louis, e homenageia todos que dela partiram rumo ao desconhecido. 

A construção do Gateway Arch serviu também para revitalizar a área central de Saint Louis. Esta foto, batida à pouca distância do arco, mostra alguns dos prédios centrais da cidade. Dois prédios histórico desta área que valem a pena ser visitados são a Old Courthouse, construído entre 1839 e 1862, agora transformado num museu onde o papel da cidade na conquista do oeste é relembrado, e a Basílica de St. Louis Rei da França, conhecida como Old Cathedral, a mais antiga catedral do lado oeste do país, e onde foi celebrada a primeira missa da cidade, em 1764. 

A sua cabine parece uma nave espacial de tão apertada, mas em compensação a vista do topo é fantástica e dá para enxergar dois estados: Missouri e Illinois. Caminhando no sentido contrário do arco e descendo a escadaria junto ao rio você encontra barcos que 
fazem passeios turísticos pelo rio Mississipi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário