terça-feira, 10 de maio de 2011

Casa Branca

Endereço mais famoso dos Estados Unidos (avenida Pennsylvania, 1600), a Casa Branca é residência dos presidentes desde 1800. O projeto arquitetônico foi escolhido por meio de uma competição em 1792, vencido pelo imigrante irlandês James Hoban. Ele se inspirou nas mansões neoclássicas de sua terra natal, Dublin, e recebeu 500 dólares de prêmio. A casa não ficou pronta para abrigar o primeiro presidente, George Washignton, que deixou o governo em 1797. O morador número 1 foi John Adams, cuja família pendurava roupas para secar nas obras: a construção seguia inacabada.
Reformada depois de um incêndio criado por soldados ingleses em 1814, a Casa Branca ganhou forma ao longo dos anos. O primeiro banheiro interno foi instalado em 1833, luz a gás em 1848, telefone em 1877 e luz elétrica em 1891. Hoje, a casa tem 32 banheiros, 413 portas e cerca de 100 funcionários. Theodore Roosevelt (presidente entre 1901 e 1909) deu atenção especial ao lugar, ampliando-o e instalando elevadores.
Os turistas que visitam a Casa Branca têm acesso apenas aos dois primeiros andares. Os outros dois, que incluem a residência da primeira-família, as peças de arte mais valiosas e os escritórios, são fechados ao público. A segurança também é apertada, especialmente depois da tragédia de 11 de setembro.

Tudo sobre algumas salas da Casa Branca:

1 - Biblioteca

Circundados por 2,7 mil livros de autores americanos, políticos reúnem-se nesta sala para chás e discussões de trabalho. Primeiro cômodo visitado pelos turistas, a biblioteca foi montada com madeira de casas e demolições do século 19. Sua decoração, em estilo federal (uma variante americana do neoclassicismo), é menos formal do que as demais dependências do andar, e passou por modificações em 1962 e 1976.

2 - Sala Vermeil

Por ser o espaço predileto de várias primeiras-damas, comenta-se que decisões importantes dos Estados Unidos foram tomadas nesta sala. Retratos das mais recentes mulheres dos presidentes revestem as paredes amarelas do aposento, também chamado Gold Room (Sala Dourada). A Vermeil também abriga coleções de prataria – a maioria da Inglaterra do século 18.

3 - Sala Chinesa

Quase todos os presidentes estão representados nesta sala, seja por ornamentos de porcelana ou vidraçaria. A maioria dos objetos foi obtida durante viagens internacionais. O costume de guardá-los aqui começou com o presidente Woodrow Wilson (1913-1921), colecionador de relíquias do artesanato chinês.

4 - Sala de Recepções Diplomáticas

Neste cômodo oval e decorado com papel de parede composto por paisagens americanas, os novos embaixadores apresentam-se ao presidente. Foi nesta sala que, em 1933, Franklin Roosevelt gravou o primeiro boletim da série Fireside Chats, as “conversas ao pé da lareira” com o povo americano, programa de rádio promovido entre 1933 e 1944.

5 - Sala de Mapas

Aqui, ficava Franklin Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial – ele e o primeiro-ministro inglês Winston Churchill afundavam-se nas cadeiras Chippendale para mapear o andamento da guerra. Hoje, esta sala é usada para recepções privadas do presidente George W. Bush. Aliás, foi daqui que, em 1988, o presidente Bill Clinton participou, via videoconferência, dos julgamentos referentes ao seu caso com Monica Lewinsky.

6 - Salão Verde

Com paredes revestidas de seda, era o aposento predileto de John Kennedy. Retratos decoram o ambiente com castiçais que foram de Dolley Madison, primeira-dama entre 1809 e 1817. No andar acima, restrita ao público, fica a Sala do Acordo, onde foi assinado o tratado que acabou com a guerra americana contra a Espanha, em 1898.

7 - Salão Leste

Richard Nixon leu aqui sua carta de renúncia, em 1974, admitindo sua participação no caso Watergate. Os corpos de Abraham Lincoln e dos outros seis presidentes que morreram no exercício do cargo foram velados nesta sala, que é a maior da Casa Branca, com 960 metros quadrados. Sua lareira de mármore aqueceu o jantar de oficiais da Guerra Civil americana (1861-1865).

8 - Salão Azul

Em 1980, Ronald Reagan recebeu aqui os 53 americanos reféns na embaixada dos Estados Unidos em Teerã. Neste salão também houve, em 1866, o casamento do presidente Grover Cleveland, o único realizado na Casa Branca. O cômodo fica exatamente embaixo do Salão Oval, onde Monica Lewinsky e Bill Clinton cometeram suas peripécias, e onde o presidente Lula é recepcionado ao visitar os Estados Unidos.

9 - Salão Vermelho

A primeira-dama Dolley Madison organizava recepções para celebridades nesta sala, a menor da Casa Branca. Sabe-se também que Mary Todd Lincoln, moradora de 1861 a 1865, fez aqui sessões espíritas para contatar seus filhos mortos. E mais: sentados neste tapete que o presidente Ulysses Grant (1869-1877) e seu general repensaram a Guerra Civil americana, usando saleiros e louças como tropas.

10 - Sala de Banquetes

Abaixo da suíte do primeiro-casal e de um quarto particular da primeira-dama Laura Bush, este é similar ao Salão Leste por causa do tamanho e estilo. Aqui, realizam-se grandes banquetes para até 140 convidados. A peça mais famosa é um móvel com uma frase inscrita, retirada de uma carta de John Adams a sua mulher, que diz: “Que apenas homens honestos e sábios comandem sob este teto”.

Fachada sul da Casa Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário