quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estátua de Zeus

Estátua de Zeus
"Em sua mão direita uma figura de Vitória feita de marfim e ouro. Em sua mão esquerda, seu cetro embutido com todos os metais, e uma águia empuleirada no cetro. As sandálias do deus são feitas de ouro, como o seu manto." (Pausanias, o Grego em 2 d.C .)
Esta é a estátua do deus em cuja era homenagem nos Jogos Olímpicos da Antigüidade eram festejados. Estava localizada na terra que deu seu nome para as Olimpíadas.
Na época de jogos, as guerras paravam, e os atletas vinham da Ásia Menor, Síria, Egito e Silícia para celebrar a Olimpíada e adorar o rei dos deuses: Zeus.

História

O calendário da Grécia Antiga começa em 776 a.C., porque acredita-se que os Jogos Olímpicos começaram naquele ano. O magnífico templo de Zeus foi desenhado pelo arquiteto Libon a foi construído entre 456 e 447 a.C. Sob o poder crescente da Grécia Antiga, o templo em estilo Dórico simples tornou-se muito mundano, e modificações foram necessárias.
A solução: uma majestosa estátua.
O escultor atenense Fídias, o mais célebre escultor da Antigüidade, foi designado para a tarefa "sagrada".
Depois desta estátua, Fídias não fez mais nenhuma outra obra Olímpia foi atingido por terremotos, desabamentos e enchentes, e o templo foi destruído por fogo no século 5 a.C..
Antes, a estátua foi transportada pelos Gregos abastados para um palácio em Constantinopla.
Lá, sobreviveu durante algum tempo, mas não resistiu a um severo incêndio em 462 d.C.
Hoje, nada resta do local no velho templo, exceto rochas e ruínas, a fundação do prédio, e colunas em destroços.
Entre os gregos, considerava-se desafurtunado aquele que não tivesse visitado a estátua. Ela havia tornado-se famosa na antigüidade pela magnificiência e pela espiritualidade que irradiava. A única idéia que se tem da Estátua de Zeus vem das moedas de Elis, que se supõe carregar a figura original da Estátua.

Descrição

Tinha 15 metros de altura, foi feita de marfim e ébano e era toda incrustada de ouro e pedras preciosas. Mostrava Zeus sentado em seu trono de cedro.
Tinha uma coroa em torno da cabeça.
Trazia uma estátua de Nicéia, deusa da vitória, em sua mão direita espalmada, e um cetro (bastão de rei) com uma águia na sua mão esquerda.
Fídias começou a trabalhar na estátua por volta 440 a.C..
Anos antes, ele tinha desenvolvido uma técnica para construir colossais estátuas de ouro e marfim.
Esta foi feita erguendo uma armação de madeira no qual lâminas de metal e marfim colocadas para suprir a cobertura externa. A oficina de Fídias em Olímpia foi descoberto em 1950 e ainda existe, e é, coincidentemente, - ou não - idêntica no tamanho e orientação ao templo de Zeus. Lá, ele esculpiu os diferentes pedaços da estátua antes de montá-la no templo.
Quando a estátua foi terminada, quase não entrou no templo.
Strabo escreveu:
"... embora o templo seja muito grande, o escultor é criticado por não Ter calculado as proporções corretas. Ele mostra Zeus sentado, mas com a cabeça quase tocando o teto, então nós temos a impressão de que se Zeus se levantasse, destelharia o templo."
Strabo estava certo, exceto quando ele disse que o escultor deve ser elogiado e não criticado.
É este tamanho impressionante que fez a estátua tão maravilhosa.
A idéia de que o rei dos deuses é capaz de destelhar o templo se ele se levantasse, fascinou igualmente a poetas e historiadores.
A base da estátua era de 6,5 m de largura e 1 m de altura.
A altura da própria estátua era de 13 m, equivalente a um moderno edifício de 4 andares.
Cópias da estátua foram feitas, incluindo um grande protótipo em Cirene, na Líbia. Nenhuma delas, entretanto, sobreviveu até os dias de hoje. Reconstruções anteriores foram feitas por von Erlach, sabendo-se agora que era imprecisa. Nós podemos apenas imaginar a verdadeira aparência da estátua - o maior trabalho da escultura grega.

Ficha Técnica

Localização: Na antiga cidade de Olímpia, na costa oeste da atual Grécia, cerca de 150 km a oeste de Atenas.
Dimensões: 6,5 x desconhecida x 15 m (largura x profundidade x altura)
Função da Construção: Construção Artístico-Religiosa
Civilização Construtora: Grega
Anos de Existência: 909 anos
Material Predominante: Marfim

Estátua de Zeus
Na cidade grega de Olímpia, na planície do Peloponeso, estava a quinta maravilha: a estátua de Zeus, esculpida pelo célebre ateniense Fídias, no século V a.C., quando a cidade já caíra sob o domínio de Esparta.
Essa é considerada sua obra-prima.
Tanto os gregos amavam seus trabalhos que dizia-se que ele revelava aos homens a imagem dos deuses.
Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades.
A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.
Fídias esculpiu Zeus sentado num trono.
Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia.
Supõe-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A
lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia.
Quando a estátua foi construída, a rivalidade entre Atenas e Esparta pela hegemonia no Mediterrâneo e na Grécia continental mergulhou os gregos numa sucessão de guerras.
Os combates, no entanto, não prejudicaram as realizações culturais e artísticas da época.
Ao contrário, o século V a.C. ficou conhecido como o século de ouro na história grega devido ao extraordinário florescimento da arquitetura, escultura e outras artes.
A estátua de Zeus foi destruída nesse mesmo século V a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário